top of page
Foto do escritorVana Madhuryam Brasil

Servindo a Krishna Em Um Corpo Feminino

Srila Bhaktivedanta Vana Gosvami Maharaja

13 de março de 2018, Mathura - Índia


Quando as gopis (jovens pastoras de Vraja) encontraram Krishna durante a rasa-lila (passatempos de dança), Ele usou as mesmas palavras que havia dito às esposas dos brahmanas (sacerdotes): “Svagatam vo maha-bhagah priyam kim karavani vah. Sejam todas bem-vindas. Como posso servi-las?”. Então, Krishna brincou com as gopis: “Vocês devem retornar às suas casas e servir aos seus maridos”. As mesmas palavras que Krishna falou para as esposas dos yagnik-brahmanas (peritos em realizar sacrifícios de fogo), Ele agora estava usando com as gopis à Sua frente.


Seguindo as instruções de Krishna, as brahmanis (esposas dos brahmanas) retornaram às suas casas, porém, as gopis não voltaram. Alguém pode perguntar: “Por que isso aconteceu?”. As esposas dos yagnik-brahmanas mantém um humor de opulência em relação a Krishna; elas acreditam que Krishna é Bhagavan. Todavia, Krishna não fica totalmente satisfeito com aqueles que mantém um humor de opulência em relação a Ele. 


Por esse motivo, Krishna não aceitou as yagna-patnis de coração muito simples. Krishna simplesmente falou para elas: “Voltem”, e sem questionar ou discutir, elas ouviram e partiram. Outro aspecto a ser considerado é que Vrajendra-nandana Shyamasundara tem um princípio infalível, Ele somente aceita as gopis que pertencem à dinastia gopa (dinastia dos vaqueirinhos). Correspondentemente, deve-se aspirar tornar-se uma gopi por nascer na linhagem gopa; sem nascer na dinastia gopa, Vrajendra-nandana Shyamasundara não vai te aceitar.


Outra característica relevante das gopis é a sua anuraga (profundo apego) em relação a Krishna. Devido a esse vínculo intenso, elas recusaram voltar para suas casas, trazendo muito prazer a Krishna. Ao invés disso, elas permaneceram com Ele e consequentemente, Krishna realizou Sua rasa-lila com elas. Deve-se mencionar que somente quem tomou sannyasa (ordem de vida renunciada) será admitido na rasa-lila de Krishna. Esse objetivo só é alcançado se a pessoa receber o gopi-mantra, que é dado no momento da iniciação de sannyasa. Sem esse mantra, você simplesmente não conseguirá atingir a dança da rasa.


Algumas vezes, mulheres ficaram incomodadas quando ouviram isso e perguntaram para Gurudeva, Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: “Oh, não! Visto que mulheres não são autorizadas a aceitar sannyasa, isso significa que nós nunca vamos receber o gopi-mantra. Como nós vamos alcançar a dança da rasa com Krishna? Como nós vamos receber nossa forma de gopi?”. Gurudeva reprimiu a angústia delas: “Não se preocupem, eu vou explicar. De acordo com as regras e regulações dos shastras (escrituras), as mulheres têm a restrição de receber o brahma-gayatri (mantra védico cantado três vezes ao dia, apenas por homens) e gopi-mantras. Nossos shastras afirmam de maneira muito clara que mulheres não podem aceitar sannyasa ou receber o gopi-mantra. Na nossa Gaudiya sampradaya (sucessão discipular), nós nunca ouvimos falar que uma mulher recebeu sannyasa”.


Considerando todos esses fatores, é razoável questionar: como as mulheres recebem sua forma de gopi e atingem a dança da rasa de Krishna? Gurudeva reconciliou isso muito bem ao nos ensinar: “A essência do brahma-gayatri mantra, assim como a do gopi-mantra, está contida no kama-gayatri mantra, (dados com o propósito de adorar o casal divino) e no gopala-mantra (dado com o propósito de adorar Govinda)”.


Gurudeva elaborou além: “O que você prefere ter, a semente ou o fruto? Se eu lhe der uma semente, ela vai germinar, um dia vai se tornar uma árvore e vai te dar muitos frutos. Porém, se eu te der apenas uma fruta, você poderá comê-la imediatamente”. Gurudeva esclareceu essa verdade com esse exemplo. De forma simples, as frutas na analogia de Gurudeva representam os mantras gopala e kama-gayatri, e indicam também como ambos os mantras contêm a essência do gopi-mantra dentro deles. Você pode perguntar: “Por que os bramacharis (estudantes não casados), depois de receber o brahma-gayatri e o gopala-mantra, precisam receber os mantras de sannyasa?”. A razão é seguir as regras e regulações estabelecidas pelos Vedas; se você não segue o smriti-shastra (um tipo de literatura védica) ou Sri Narada-pancharatra e ainda assim pensa: “Eu sou unidirecionado", você está apenas criando distúrbio para a sociedade. Para esse propósito, rishis (sábios) e munis (ascetas) criaram essas regras e regulações. Você entende? Essa é a base para a criação dessas regras. Atualmente, nós vemos que a maioria dos devotos de Chaitanya Mahaprabhu são mulheres e são todas muito qualificadas, algumas mais do que os sannyasis. Quem pode se comparar com a Nityananda-shakti (potência) Srimati Jahnavi-devi? Ela é mil vezes superior aos sannyasis, assim como Srimati Ananga Manjari, Srimati Sita Thakurani, Srimati Imlitala-devi e Srimati Madhavi-devi. É Srimati Madhavi-devi quem é considerada a metade entre os três e meio parikaras (associados) de Mahaprabhu. Ela nunca aceitou sannyasa, mas ainda assim é a joia da coroa dentre todos os sannyasis.


Isso significa que, apesar de as mulheres não serem externamente autorizadas a aceitar sannyasa, elas ocupam uma posição superior. Alguém ainda pode duvidar: “Por que os rishis e os munis definiram esses padrões, não permitindo que mulheres entrassem em um estágio de renúncia?”. Uma razão é que, de acordo com a natureza dos corpos femininos, elas ficam um tanto contaminadas durante certos dias de seus ciclos menstruais. Considerando isso, certas regras e regulações estão em vigor para manter sempre a pureza. O que ocorreria de outra forma? Se essas regras não estivessem em vigor, as coisas se tornariam contaminadas e tudo ficaria pertubado. Por isso, os Vedas nos dão as regras e regulações. Gurudeva dava o seguinte exemplo: “Se as mulheres recitarem o brahma-gayatri mantra, isso resultará em uma má reação de um ego masculino se desenvolvendo. Se você tomar o seu medicamento apropriadamente, ele o curará, no entanto, quando não tomado corretamente, o medicamento pode ter um efeito negativo e causar uma reação oposta”.


Independentemente dessas verdades, algumas mulheres ocidentais ainda pensam de maneira muito egoísta: “Por que as mulheres não são permitidas na ordem de renúncia? Por que apenas os brahmacharis podem aceitar sannyasa? Nós também temos que aceitar sannyasa”. No entanto, os shastras contradizem claramente essa lógica pelas razões mencionadas anteriormente, não permitindo que mulheres aceitem sannyasa ou o brahma-gayatri mantra. Assim, na nossa Gaudiya sampradaya, especialmente nós, que estamos na linha de Chaitanya Mahaprabhu, não permitimos que mulheres aceitem sannyasa. Você compreende claramente? Mais uma vez, se você recitar corretamente seus mantras gopala, gayatri e kama-gayatri, você receberá benefícios semelhantes, pois a essência de todos os mantras de sannyasa está contida neles.


Devoto: Então, esse é o fruto?


Srila Gurudeva: Esse é o fruto.


[Jaya Jaya Sri Radhe!]


 


Tradução: Manjari Priya Devi Dasi

Revisão: Taruni Gopi Dasi

Revisão final: Acyuta Priya Devi Dasi


bottom of page