top of page
Foto do escritorVana Madhuryam Brasil

Glórias de Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja


Srila Bhaktivedanta Vana Gosvami Maharaja

20 de fevereiro de 2022, Brasil


Eu gostaria de falar algumas palavras sobre a vida de Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja e sua contribuição. Por alguns dias, estamos  discutindo sobre a sua biografia, e os Vaishnavas também discorreram sobre a sua trajetória e seus doces passatempos. Vaisnavera guna gana, korile jivera trana — se você glorificar os passatempos de Krishna, você ficará protegido de maya (a potência ilusória de Deus). 


Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja era uma grande personalidade e um discípulo muito querido e próximo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada, que é o fundador original e acharya da missão Gaudiya. 


O Pedido de Srimati Radhika


A própria Srimati Radhika ordenou Kamala Manjari diretamente: “Você deve ir para o mundo material para pregar sobre a missão de Krishna”. Srila Bhaktivinoda Thakura é Kamala Manjari, uma sakhi (amiga) muito querida e próxima de Srimati Radhika. Quando Kamala Manjari apareceu [nesse mundo], ela orou para os pés de lótus de Srimati Radhika: “Ó Radhe! Me envie outra manjari para que ela possa me auxiliar na pregação de nama-sankirtana”. Assim, Srimati Radhika enviou uma sakhi muito querida e próxima dela, Nayana Mani Manjari, que é Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada. 


Nesse mundo material, o relacionamento entre Srila Bhaktivinoda Thakura e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada é de pai e filho. Mas o próprio Srila Bhaktivinoda Thakura revelou sua identidade no mundo espiritual, Goloka Vrindavana, como sendo Kamala Manjari, uma sakhi muito querida e próxima de Srimati Radhika. Da mesma maneira, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada, que é Nayana Mani Manjari, também é uma sakhi muito querida e próxima Dela.


Srila Bhaktivinoda Thakura manifestou Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada nesse mundo, que o auxiliou na pregação de nama-sankirtana e [no estabelecimento de] todo o tattva-siddhanta (verdades filosóficas). Naquela época, muitos sahajiyas e sakhi-bekis contaminaram completamente a concepção de shuddha-bhakti de Sri Chaitanya Mahaprabhu.


Quando Kamala Manjari pediu para Srimati Radhika que enviasse uma outra manjari muito querida e próxima a ela, Srimati Radhika ficou muito satisfeita e enviou a querida sakhi Nayana Mani Manjari junto com Srila Bhaktivinoda Thakura. 


Todavia, Nayana Mani Manjari também orou para Srimati Radhika: “Ó Radhe! Para satisfazer seu desejo, eu também preciso que você envie outra manjari junto comigo”. Srimati Radhika ficou muito satisfeita e enviou uma sakhi muito querida e próxima dela chamada Vinoda Manjari. Quem é Vinoda Manjari? É Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja. Ele satisfez todos os desejos de seu Guru, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada. 


A Manifestação do Local de Nascimento de Mahaprabhu


O Senhor Shiva ordenou Srila Bhaktivinoda Thakura diretamente: “Você deve restabelecer o local de nascimento do Senhor Chaitanya Mahaprabhu”. De acordo com a instrução do Senhor Shiva, Srila Bhaktivinoda Thakura foi até Navadvipa-dhama, em Godruma, e praticou bhajana e sadhana. Lá, ele realizou que o local de nascimento do Senhor Chaitanya Mahaprabhu era em Mayapur.


Naquela época, os muçulmanos haviam dominado completamente o local do nascimento do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. Eles transformaram aquele lugar em um cemitério, portanto, ninguém sabia onde o Senhor Chaitanya Mahaprabhu havia nascido. Então, Srila Bhaktivinoda Thakura cantou os santos nomes e orou para Sri Chaitanya Mahaprabhu, Nityananda Prabhu, Sri Advaita Acharya e Srivasa Thakura.


Certa vez, à meia-noite, uma lila muito doce se manifestou naquele lugar. [Ele viu] Sri Chaitanya Mahaprabhu, Nityananda Prabhu, Advaita Acharya, Srivasa, Gadadhara Pandita… Todos eles estavam cantando e dançando, tocando mridanga e kartalas. Então, depois de alguns minutos, essa visão desapareceu.


Na manhã seguinte, Srila Bhaktivinoda Thakura foi até o local [de onde havia surgido a visão], o qual havia sido transformado em um cemitério, e perguntou para os muçulmanos que estavam presentes: “Vocês cultivam outras coisas, mas por que, exatamente neste local, vocês estão cultivando a planta tulasi?”. Um rapaz muçulmano respondeu: “Na verdade, nós não plantamos nenhuma semente de tulasi, porém elas estão surgindo espontaneamente”. Desse modo, Srila Bhaktivinoda Thakura reconheceu: “Oh! Esse é o local de nascimento específico de Sri Chaitanya Mahaprabhu”.


Srila Bhaktivinoda Thakura trouxe Jagannatha Das Babaji Maharaja, que tinha 144 anos de idade na época, até aquele lugar. Quando Jagannatha Das Babaji Maharaja chegou lá, ele começou a cantar e dançar, e afirmou: “Este é o local de nascimento de Gaura Sundara!”. Mas como eu mencionei anteriormente, aquele local tinha sido completamente dominado pelos muçulmanos e eles não iriam devolver facilmente.


Srila Bhaktivinoda Thakura disse para Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada: “De qualquer maneira, temos que construir um templo muito belo no local de nascimento do Senhor Chaitanya Mahaprabhu”. E assim, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura deu essa responsabilidade para Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja, que na época era conhecido como Vinoda Bihari Brahmachari.


Vinoda Bihari Brahmachari era um brahmachari muito poderoso, todos tinham medo até de ouvir o nome dele. Todavia, todos também tinham muito amor e afeição por ele. Ele se vestia de forma belíssima, com roupas de seda. Em todos os locais que ele ia, ele ia cavalgando em um cavalo branco muito bonito. Se ele precisasse ir de um local para outro, ou atravessar o rio de barco, se o custo para atravessar fosse cinco rúpias, ele daria quinze. Por essa razão, todos os rickshaw-wala (condutores de veículo para transporte de passageiros) falavam: “Ei, Vinoda Babu! Por favor, venha na minha rickshaw!”. Todos o chamavam de Vinoda Da ou Vinoda Babu. 


Às vezes, seus irmãos espirituais reclamavam para Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada: “Vinoda não está fazendo bhajana e sadhana, só está vivendo como um materialista. Ele não passa tilaka, não está cantando os santos nomes…”. Então, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada lhes disse: “Se vocês reclamarem dele, vocês irão para o inferno — Naraka”. 


Vinoda é um mukta-mahapurusha — uma personalidade completamente liberada. Na verdade, Vinoda Bihari Brahmachari cantava os santos nomes enquanto todos dormiam, e durante o dia, ele ia para a corte em Mayapur. Às vezes, uma alma condicionada não pode reconhecer quem é um mukta-mahapurusha e quem é outra alma condicionada. Vinoda Bihari Brahmachari é um mukta-mahapurusha, e por essa razão, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada repreendeu os seus outros discípulos: “Nunca reclamem de Vinoda Bihari Brahmachari”.


Vinoda Bihari Brahmachari satisfez todos os desejos do Senhor Chaitanya Mahaprabhu e de todos os nossos acharyas predecessores. Isso é verdade. Vinoda Bihari Brahmachari também manifestou o local de nascimento do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. 


Certa vez, eu contei essa história. Durante a noite, Vinoda Bihari Brahmachari, junto com alguns irmãos espirituais, retiraram todos os cadáveres [do local de nascimento de Mahaprabhu], jogaram-os nas águas do Ganges, e fizeram daquele local um belíssimo parque com árvores enormes. Então, logo pela manhã, quando os muçulmanos foram até ali, eles viram que não havia mais nenhum cemitério, e sim um parque belíssimo.


Desse modo, os muçulmanos chamaram a polícia. Ao chegar no local, a polícia perguntou: “Onde está a escritura dessa terra?”. Entretanto, eles não tinham como mostrar esse documento, porque eles haviam tomado aquelas terras à força. Vinoda Bihari Brahmachari falou: “Não, esse local pertence a nós, veja a evidência na escritura. Estamos cultivando essa terra há muitos anos. Olha o tamanho dessa árvore de manga, de coco, de jaca…”. Todas as árvores que tem no Brasil estavam lá! (Srila Gurudeva brinca).


Naquele momento, a polícia concluiu: “Ok, essa terra pertence a Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada”. Dessa maneira, Vinoda Bihari Brahmachari satisfez os desejos de Bhaktivedanta Sarasvati Prabhupada, e estabeleceu um templo grande e belíssimo no local de nascimento do Senhor Chaitanya Mahaprabhu.


Por que estou dizendo isso? Porque Vinoda Bihari Brahmachari satisfez os desejos do Senhor Chaitanya Mahaprabhu e do seu Guru, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada. Por isso, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada deu para ele o título de Krtiratna. Ele era completamente rendido aos pés de lótus de Guru e Krishna.


O Serviço aos Vaishnavas


Na Bhagavad-gita, Krishna diz: 


ananyāś cintayanto māṁ

ye janāḥ paryupāsate

teṣāṁ nityābhiyuktānāṁ

yoga-kṣemaṁ vahāmy aham


 (Bhagavad-gītā, 9.22)


[Mas aqueles que sempre Me adoram com devoção exclusiva, meditando em Minha forma transcendental — para eles eu trago o que lhes falta e preservo o que eles têm.]


“Para aquela pessoa que é completamente rendida a Mim, Eu manterei tudo que ela tem, e o que ela precisar, Eu carregarei na Minha própria cabeça”. Certa vez, Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja estava pensando: “Nesse momento, não temos dinheiro, não temos nada. Como vou manter o templo?” Ele disse: “Hoje, todos façam um jejum completo de Ekadashi”. Mas nesse meio tempo, um de seus irmãos espirituais veio ao templo. Portanto, ele começou a pensar: “Meu irmão espiritual chegou. Ele é um Vaishnava, e eu tenho que servir os Vaishnavas, mas não temos dinheiro. Como vou servi-lo?”. Ele ficou pensando em como servir o Vaishnava vaishnava-seva. Então, ele fechou os olhos e começou a cantar os santos nomes.


Hare Krishna Hare Krishna 

Krishna Krishna Hare Hare 

Hare Rama Hare Rama 

Rama Rama Hare Hare


Nesse meio tempo, um pássaro pequeno conhecido como cotovia, derrubou algumas moedas de ouro em frente à sua cadeira. Quando ele abriu os olhos, ele viu aquelas moedas e falou: “Hoje não será necessário fazer jejum completo!”. Ele comprou vários tipos de frutas e vegetais, os preparou e alimentou seus irmãos espirituais. Se você quiser servir os Vaishnavas, Krishna irá arranjar tudo para você. Mas se você for sovina e não quiser servir os Vaishnavas, Krishna não te dará nem um centavo. 


Às vezes, damos o exemplo da história de Sudama Vipra. O brahmana Sudama Vipra foi até Dvaraka Puri e levou consigo apenas um pouco de arroz achatado, que estava completamente queimado. Ele pensou: “Como é possível eu oferecer esse arroz achatado e queimado para Krishna, que é a Suprema Personalidade de Deus, Svayam Bhagavan?”. Ele não queria dar aquele arroz para Krishna, então ele o escondeu. Mas Krishna, à força, pegou aquele arroz achatado e comeu. Por conta disso, Krishna manifestou para ele um palácio belíssimo. Se você der qualquer coisa para Krishna, você não pode imaginar o quanto Ele te retribuirá. 


Existem muitas evidências nos shastras (escrituras sagradas) de como Vinoda Bihari Brahmachari serviu os Vaishnavas, vaishnava-seva. Sem servir os Vaishnavas, bhakti não se manifestará em nossos corações.


O Encontro com Srila Gaura Kishora Dasa Babaji Maharaja


Certa vez, Vinoda Bihari Brahmachari foi se encontrar com Gaura Kishora Dasa Babaji Maharaja, que era o Guru de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada. Naquele momento, Gaura Kishora Dasa Babaji Maharaja estava cantando os santos nomes dentro de um banheiro, com a porta fechada. Muitas pessoas o chamaram: “Babaji Maharaja, abra a porta, abra a porta!”, mas ele dizia: “Eu estou muito doente, não posso abrir a porta”. Vinoda Bihari Brahmachari foi lá, bateu na porta e disse: “Babaji Maharaja, meu Gurudeva, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada, me mandou aqui para ter o darshana dos seus pés de lótus”. Gaura Kishora Dasa Babaji Maharaja falou: “Oh, você está vindo [sob a orientação] de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada! Você tomou abrigo aos seus pés de lótus!”. 


Quando ele ouviu esse nome [Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada], ele abriu a porta e deu bênçãos para Vinoda Bihari Brahmachari. Ele disse: “Vinoda Bihari Brahmachari, de maneira muito corajosa, você pregará pelo mundo inteiro. Portanto, estou removendo todos os obstáculos [do seu caminho]. Qualquer obstáculo [que você viesse a ter], estou removendo”. Dessa maneira, Vinoda Bihari Brahmachari recebeu as bênçãos de Srila Gaura Kishora Dasa Babaji Maharaja, que é um uttama-uttama-maha-bhagavata [o mais elevado devoto do Senhor].


O Estabelecimento do Tattva-siddhanta


Há muitas [outras] lilas… Certa vez, Vinoda Bihari Brahmachari foi se encontrar com Vamsi Das Babaji Maharaja. Ele era um uttama-uttama-maha-bhagavata, mas estava fazendo o papel de um materialista. Ele tinha vários esqueletos de peixe ao seu redor, portanto as pessoas pensavam: “Oh, ele não é um sadhu (santo)!”. Ele cantava os santos nomes:


Hare Krishna Hare Krishna 

Krishna Krishna Hare Hare 

Hare Rama Hare Rama 

Rama Rama Hare Hare


O servo de Vamsi Das Babaji Maharaja distribuiu um pouco da prasada dele, que era um chá de ervas. Eles deram essa prasada para Vinoda Bihari Brahmachari, que disse: “Não, eu [somente] presto reverências a essa prasada”. O servo perguntou: “Mas por quê? Essa é a prasada de Babaji Maharaja, aceite!”. Vinoda Bihari Brahmachari respondeu: “Shivaji bebeu veneno. Você seria capaz de aceitar a prasada de veneno de Shivaji?”.


Às vezes, você pode não entender as atividades externas de um uttama-uttama-maha-bhagavata, portanto você deve prestar pranamas (reverências). Vocês entendem? O próprio Shivaji tomou veneno, pois ele poderia digerir isso. Da mesma maneira, você não pode imitar as atividades externas de uttama-uttama-maha-bhagavata. Dessa maneira, Vinoda Bihari Brahmachari estabeleceu muitos tattva-siddhantas


Muitas pessoas pensam: “Oh, Shivaji usou ganja (maconha) e bhang (bebida feita com flores e folhas de cannabis). Essa é a prasada dele, portanto podemos tomá-la”. No entanto, Shivaji é um maha-bhagavata e um Vaishnava, como é possível que ele use ganja-bhang? Um Vaishnava não utiliza nenhum tipo de intoxicante. Externamente, parece que ele está usando ganja-bhang, mas na verdade, ele não está. Dessa maneira, Vinoda Bihari Brahmachari estabeleceu muitos tattva-siddhantas.


A Missão da Gaudiya Vedanta Samiti


Depois da partida de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada [desse mundo], Vinoda Bihari Brahmachari deixou Mayapur, foi para Navadvipa e estabeleceu a Gaudiya Vedanta Samiti. Naquele tempo, quatro pessoas eram membros [fundadores] da Gaudiya Vedanta Samiti: 1) Vinoda Bihari Brahmachari (Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja); 2) meu Gurudeva, Srila Vamana Gosvami Maharaja; 3) Srila Bhakti Kusala Narasimha Maharaja [o irmão espiritual de Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja e o discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Praphupada] e 4) Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja, que na época se chamava Abhay Charan De. Eles estabeleceram a Gaudiya Vedanta Samiti. Pouco a pouco, todos os seus associados eternos, como Srila Bhaktivedanta Trivikrama Gosvami Maharaja e Srila Gurudeva Narayana Gosvami Maharaja,  juntaram-se à sua missão da Gaudiya Vedanta Samiti.


Certo dia, Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja estava dando hari-katha para seus próprios discípulos, quando um de seus irmãos espirituais chegou ali e o glorificou: “Oh, Keshava Das! Seu templo é muito bonito, e uma doce fragrância está emanando do seu belo jardim”. Então, Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja disse: “Essas flores estão emanando esse aroma muito doce agora, mas talvez daqui dois ou três dias, elas estarão completamente secas”.


Todavia, ele indicou: “Mas essas flores, Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami  Maharaja, Srila Bhaktivedanta Trivikrama Gosvami Maharaja e Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, são as minhas verdadeiras e perfeitas flores. Um dia, [essas flores] pregarão por todo o mundo, e muitas abelhas ficarão completamente atraídas por elas”. Dessa maneira, Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja previu que, um dia, a missão do Senhor Chaitanya Mahaprabhu seria pregada pelo mundo todo. 


A Pregação de Srila Narayana Gosvami Maharaja no Ocidente


Depois da partida de Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja [deste mundo], Srila Gurudeva [Narayana Gosvami Maharaja] veio para os países ocidentais e pregou muito bem. Milhares e milhares de abelhas se renderam completamente aos pés de lótus de guru-pada-padma, e dessa forma, o desejo do Senhor Chaitanya Mahaprabhu e de todos os nossos acharyas anteriores foi realizado. Por isso, nós cantamos: “jadi narayana nāhito, tabe ki hoito, kemane dharita de? rādhāra mahimā, prema-rasa-sīmā, jagate jānāta ke”. Se Narayana Gosvami Maharaja não tivesse aparecido nesta Kali-yuga, quem poderia glorificar o limite mais elevado do amor divino de Srimati Radhika? Srila Gurudeva veio aos países ocidentais e glorificou esse rupanuga-bhajana-padati e raganuga-bhajana-padati [caminho de devoção que segue os ensinamentos de Rupa Gosvami e dos ragatmikas — aqueles que possuem amor espontâneo por Deus]. Por essa razão, todos os ocidentais se renderam completamente aos seus pés de lótus.


Muitos discípulos de Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja tinham dúvidas em relação ao seu Guru, então eles abandonaram as práticas de bhajana e sadhana. No entanto, Srila Gurudeva Narayana Gosvami Maharaja veio para os países ocidentais e estabeleceu: “Não, seu Gurudeva, Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja, é um uttama-uttama-maha-bhagavata, portanto, vocês não devem abandonar seu Guru, e nem ir para a linhagem de babajis”.


Eu vi muitos discípulos de Srila Svami Maharaja cortarem seus chotis, removerem suas tulasi-malas e abandonarem o cantar os santos nomes. Mas Srila Gurudeva Narayana Gosvami Maharaja disse: “Não, seu Gurudeva te deu harinama, diksha e sannyasi. Você não deve abandonar isso”. Eu vi Srila Gurudeva Narayana Gosvami Maharaja majoritariamente glorificando Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja, dizendo como ele é um uttama-maha-bhagavata.


Isso ocorre porque, às vezes, o discípulo se associa com pessoas ruins, sahajiyas, sakhi-bekhis, com pessoas estúpidas e sem noção, e essas pessoas contaminam seu coração, e isso faz com que surjam dúvidas em relação ao próprio guru. Mas Srila Gurudeva Narayana Gosvami Maharaja disse: “Não, seu Gurudeva está na linhagem perfeita, portanto você não deve abandoná-lo, e nem deve abandonar diksha-mantras e outros mantras que ele te deu”.


Muitas pessoas pensam: “Em um dia, eu irei me tornar uma manjari”. Por essa razão, elas vão até a linhagem dos babajis, e ficam pra lá e pra cá. Mas Gurudeva lhe dará tudo! Apenas faça bhajana e sadhana. De manhã eu falei sobre siddha-pranali — o processo perfeito para atingir o seu objetivo.  Qual é o processo perfeito, siddha-pranali?


tṛṇād api su-nīcena

taror iva sahiṣṇunā

amāninā māna-dena

kīrtanīyaḥ sadā hariḥ


(Sri Chaitanya-charitamrita, Adi-lila, 17.31)


[Quem se considera inferior à grama, quem é mais tolerante do que a árvore e não espera obter honra pessoal, estando, pelo contrário, sempre pronto a prestar todo respeito aos outros, pode, muito facilmente, cantar sempre o santo nome do Senhor.]


Cante os santos nomes e abandone todo o tipo de má associação — asat-sanga-tyaga


ādau śraddhā tataḥ sādhu-

saṅgo ’tha bhajana-kriyā

tato ’nartha-nivṛttiḥ syāt

tato niṣṭhā rucis tataḥ


athāsaktis tato bhāvas

tataḥ premābhyudañcati

sādhakānām ayaṁ premṇaḥ

prādurbhāve bhavet kramaḥ


( Śrī Caitanya-caritāmṛta, Madhya-līlā, 23.14-15)


['No começo deve haver fé. Então a pessoa se interessa em se associar com devotos puros. Depois disso, ela é iniciada pelo mestre espiritual e executa os princípios reguladores sob suas ordens. Assim, a pessoa se liberta de todos os hábitos indesejados e se fixa firmemente no serviço devocional. Depois disso, a pessoa desenvolve gosto e apego. Este é o caminho de sādhana-bhakti, a execução do serviço devocional de acordo com os princípios reguladores. Gradualmente, as emoções se intensificam e, finalmente, há um despertar do amor. Este é o desenvolvimento gradual do amor a Deus pelo devoto interessado na consciência de Kṛṣṇa.’]


Sraddhā, sādhu-saṅga, bhajana-kriyā, anartha-nivṛttiḥ, niṣṭhā, ruci, asakti, bhava e prema. Esse é o siddha-pranali. Passo a passo, você atingirá o seu objetivo de perfeição. Se você não remover todos os anarthas (coisas indesejáveis) do seu coração, como será possível obter suddha-bhakti (serviço devocional puro por Deus)? Existe um processo, que é passo a passo. Isso é verdade ou não? Esse é o siddha-pranali, o processo perfeito: sraddhā, sādhu-saṅga, bhajana-kriyā, anartha-nivṛttiḥ, niṣṭhā, ruci, asakti, bhava e prema.


Dessa maneira, Srila Gurudeva Narayana Gosvami Maharaja pregou e nutriu os discípulos de Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja. E também muitos devotos vieram e se renderam aos pés de lótus de Gurudeva.


Hoje é um dia muito auspicioso, porque é o dia do aparecimento de Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja. E especialmente, Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja deu sannyasa (ordem renunciada de vida) para Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Assim, Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja veio para os países ocidentais e pregou por todo o mundo.


Todos os devotos ocidentais estão completamente endividados com Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja, Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja, e especialmente com Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, porque ele inspirou Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja a tomar sannyasi. Anteriormente, Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja havia dito: “Eu não quero tomar sannyasi”, mas Srila Gurudeva Narayana Gosvami Maharaja inspirou ele. À força, ele disse: “Não, você tem que tomar sannyasi!”. 


Gurudeva é a personificação da munificência e magnanimidade. Ele deu sua misericórdia para todos. O tempo acabou, mas eu quero falar mais hari-katha. O último vyasa-puja de Srila Gurudeva seria na África do Sul, mas eu lhe disse: “Não, Gurudeva. O seu vyasa-puja deve ser no Brasil”. Portanto, o vyasa-puja de Gurudeva do dia 11 de janeiro de 2010 foi aqui, e Gurudeva veio.


Até hoje eu tenho o flyer [deste dia da celebração] comigo. Todos estavam planejando para que o vyasa-puja de Srila Gurudeva fosse na África do Sul, mas eu pedi para ele: “Não, Gurudeva. Venha para o Brasil”, porque faziam alguns anos que Gurudeva não vinha para cá. Então, misericordiosamente, Gurudeva falou: “Ok, você está dizendo, então eu vou”. Naquele momento, em 2010, muitos devotos receberam diksha e harinama. Foi um festival muito bonito. Quem pode glorificar a misericórdia de Gurudeva? 


Jaya Srila Gurudeva ki jaya

Jaya Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja ki jaya

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada ki jaya

Srila Bhaktivinoda Thakura ki jaya

Jaya Guru-varga ki jaya

Gaura-premanande

Hari Hari Bol!


 

Transcrição: Gaurangi Devi Dasi

Edição: Taruni Gopi Dasi

Revisão: Acyuta Priya Devi Dasi


bottom of page